Conhecimento

Ao longo dos anos as ferramentas e linguagens de trabalho têm evoluído, esta evolução obriga a um estudo constante e a uma permanente atualização dos métodos de trabalho.

Ser desenvolvedor obriga a tomar decisões que nem sempre são fáceis, optar por esta ou aquela linguagem de programação pode ser altamente compensador e levar um desenvolvedor a ser bastante bem sucedido.

Outra condicionante que pode fazer a diferença na vida de um desenvolvedor, é a utilização de software gratuito (open-source) ou software pago. Recordo-me que há cerca de 10/15 anos nenhuma empresa admitia a utilização software gratuito, actualmente as empresas já privilegiam a utilização de open-source em detrimento de software pago.

wp A massificação do uso de internet levou à criação de Sistemas de Gestão de Conteúdos  (Contents managements Systems) mais conhecidos por CMS, estes permitem a criação de sites com maior facilidade e rapidez, bem como, a gestão de conteúdos dos mesmos. Atualmente, segundo a W3Techs, 53% dos sites na web foram criados em CMS. O WordPress têm um share de mercado 58,5% e a CMS que ocupa a segunda posição é o Joomla  com  7,1% de share.

A minha escolha foi a óbvia e com o WordPress estou capaz de criar um tema a partir do zero, embora preferencialmente utilize um tema gratuito e efectuo todas as alterações necessárias por forma a atingir os objectivos propostos, desde alterar as CSS, PHP ou até criar páginas personalizadas.   

php Com o desaparecimento do ASP nativo necessitei de aprender uma nova linguagem capaz de criar conteúdos dinâmicos para a web. Assim desde meados de 2014 tenho vindo a utilizar o PHP,  tendo já adquirido uma boa capacidade de leitura do código que me permite criar e alterar os conteúdos.  

accesmysql Quando trabalhava com ASP na criação de Paginas Dinâmicas para as bases de dados, utilizava o MS Access pela compatibilidade entre os dois ser excelente. Atualmente estou a usar o MYSQL pois a concordância com o PHP é total.

Estou capaz de entender e criar consultas às Bases de Dados ou criar e alterar tabelas nas mesmas.   

netbeensAtualmente utilizo o Netbeans para o desenvolvimento de páginas, para além de esta ser uma ferramenta bastante completa, também é gratuita o que vai de encontro aos interesses das novas startups que tem privilegiado o uso destas.  

css A criação de um site sem o uso de CSS nos dias de hoje é impossível, esta linguagem também sofreu uma evolução muito grande à qual acompanhei de perto, hoje utilizo o CSS3 ou Bootstrap que é uma framework front-end que combina HTML, CSS e JavaScript permitindo melhores desempenhos para concepção mobile.

htmlPara a criação dos sites é necessário o uso do HTML e das suas TAGS, não tenho quaisquer dificuldades em trabalhar com estas e mais recentemente com o novo HTML5. Este deu um salto qualitativo considerável, onde a interatividade e a manipulação de imagem e video foram privilegiadas.

fhaiDomínio de todas as ferramentas, devido ao facto de ter dado bastantes formações e ter usado estas ferramentas ao nível profissional. Estou capaz de trabalhar imagem vetorial sem dificuldades.

Utilizo o Illustrator para criação de linhas gráficas desde o simples estacionário até ao cartaz e outdoor estou ainda habilitado a criar documentos para impressão em gráficas e interligar com o Photoshop se necessário.

phDomínio total do programa consequência das formações dadas, uma das quais de 101h, estou igualmente capaz de trabalhar Imagem Digital sem dificuldades.

Utilizo para a edição de imagem bitmap, estou capaz de manipular completamente a imagem e alterar o seu formato. Quando uma foto é tirada através de uma maquina digital e a mesma não fica com a qualidade que se pretende, consigo trabalhá-la no Photoshop para ser alterada da melhor forma possível. Posso restaurar fotos antigas, montagens e efeitos em imagens, troca de cenários, retirar ou adicionar pessoas ou objetos que estão nas fotos ou até mesmo fazer pequenas animações.

jsA quando da criação de sites estáticos e dinâmicos a utilização do Javascript foi sempre uma constante, ora para criação de animações e efeitos nas páginas web ora para interagir com o utilizador.

dwCom este programa não tenho quaisquer dificuldades, pois dei bastantes formações e estou capaz de criar um site de raiz com suporte HTML, ASP e PHP.

Utilizei  o Dreamweaver para a criação de sites estáticos (HTML) e dinâmicos (HTML+ASP nativo).

flFui um apaixonado pelo Flash, programa que explorei ao máximo nas formações que dei estando assim capaz de criar um site ou apresentação, com auxílio de Actionscript.

Trabalhei com as diversas versões do Flash, desde a 5 até à 8.